Terras da Chanfana, uma Marca que nos Une!

1 Território | 4 Concelhos …de Sabores e Sentires para Descobrir

Depois do fantástico momento vivido neste Verão com o Concurso 7 Maravilhas à Mesa e o corolário de ser declarada como uma das 7 Maravilhas de Portugal, resultado de intensos meses de trabalho na promoção do território e, sobretudo, envolvimento da parceria e da comunidade, a Dueceira observa as TERRAS DA CHANFANA como uma marca territorial efectiva de união e de identidade social, cultural e económica dos 4 concelhos que a integram: Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.

Este troféu de prestígio assumiu-se assim como uma oportunidade e um estímulo, constituindo-se o registo formal da Marca Terras da Chanfana como primeira acção e marco de grande significado para a o reforço da auto-estima local e construção desta identidade comum e, ainda, afirmação e suporte para a definição de um Plano estratégico e concertado de actuação.

Este Plano, o qual se encontra em construção, tem como objectivo valorizar, promover e dinamizar o território e suas comunidades prevendo acções diversificadas na construção da imagem de marca; de divulgação e promoção da região e dos seus recursos endógenos e o envolvimento e capacitação dos agentes locais, com ênfase para os económicos, nomeadamente dos sectores da restauração, alojamento, animação turística e desportiva.

Em preparação, acções conjuntas de dinamização que permitem a visibilidade das Terras da Chanfana com o intuito de captar a maior atenção possível por parte de visitantes e turistas.

Constituem exemplos: o lançamento para breve da Agenda dos Festivais Gastronómicos das Terras da Chanfana e a presença, em Março de 2019, na BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa com stand dedicado.

Fundada há quase 25 anos, a Dueceira sente convictamente que com este processo – que notoriamente extravasou um mero concurso de televisão – existiu um reconhecimento global da sua actuação enquanto ADL- Associação de Desenvolvimento Local consolidado através da implementação de uma Estratégia convergente com o interesse de todos os seus 53 Associados, entidades colectivas públicas e privadas locais e regionais, e Parceiros dos mais diversos quadrantes em prol do bem-estar e desenvolvimento harmonioso do território e suas populações em áreas e sectores tão diversificados quanto a Agricultura e Floresta, a Economia, o Ambiente, o Turismo, a Educação, a Cultura, a Animação Territorial, a Cooperação Nacional e Transnacional entre outras.

Terras da Chanfana… Uma marca que nos une!