Iniciativa da responsabilidade da Dueceira, desenvolvida no âmbito d0 projecto de cooperação interterritorial ‘QTS2A – Qualificar o Turismo Sustentável, Activo e Ambiente’ (PDR2020), projecto através do qual foram realizados s 2 eventos (em 2021 e 2024) designados WAM- World Adventure Meeting Lousã, subordinados à temática “Turismo Acessível e Inclusivo – Uma Oportunidade de negócio”.
Desta feita, como produto final e, enquanto contributo da Dueceira para o projecto, foi idealizado um kit de boas práticas, resultado de todos ensinamentos facultados/obtidos no âmbito deste tema, com designação: ‘Turismo Acessível e Inclusivo – Guia de Boas Práticas de Atendimento’.
Para além do formato digital que agora disponibilizamos, o Guia foi igualmente produzido em formato físico para distribuição principalmente junto dos agentes locais, com prioridade para os turísticos.
Este Guia, contém, um conjunto de Fichas com indicações/orientações/dicas de apoio para os agentes locais no seu relacionamento directo com Turistas, mais propriamente públicos com necessidades especiais, garantindo assim um serviço de qualidade e de respeito pela sua individualidade e assegurando, também, que o “Turismo é para todos”. Independentemente deste Guia ter sido elaborado com enfoque nos agentes de turismo, o mesmo tem aplicabilidade transversal em todos os espaços em que exista atendimento ao público.
As Fichas, para além da INTRODUÇÃO, abordam as seguintes deficiências ou limitações:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Porque consideramos um produto de utilidade para TODOS, não colocamos qualquer entrave a que seja amplamente divulgado e distribuído, solicitando – tão somente – retorno sobre o número de potenciais utilizadores e tipo de público(s), uma vez que todos os indicadores serão importantes para compreendermos o seu alcance e impacto.